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Como ter mais conforto térmico em sua casa

Diante das constantes mudanças de temperaturas entre as estações, é superimportante manter o conforto térmico em sua casa, tanto em dias frios como em dias quentes.

Neste artigo você verá que pequenas alterações em sua casa, irão proporcionar um melhor conforto em diferentes temperaturas. Outra alternativa é pensar no conforto térmico antes de iniciar a construção.

Vamos às sugestões?

1. Coloque tapetes e cortinas

É uma forma bem prática e simples de trazer maior conforto térmico para o seu lar, pois podem diminuir a intensidade do frio e do calor.

Os tapetes permitem que você não precise caminhar no piso gelado. Já aqueles com tecido mais fino e fresco ajudam a diminuir o calor.

As cortinas contribuem para reduzir a entrada de calor e manter o ar fresco no interior do ambiente.

2. Móveis com tons neutros

As cores neutras refletem a luz, garantem um ambiente iluminado, aconchegante e também mais fresco.

A fim de manter o conforto térmico, no verão você pode usar capas de tons neutros sob o sofá que é mais escuro e no inverno retirar as capas, deixando assim visível a cor escura.

3. As plantas na decoração

As plantas aumentam a umidade do ar e amenizam a temperatura do ambiente, tornando-o mais fresco e arejado.

4. Altere a distribuição dos móveis

Para manter conforto térmico no calor é interessante que os móveis estejam organizados de forma mais espaçada o que aumenta a circulação do ar. Já em clima frio você pode estruturar os móveis e objetos mais próximos um do outro, o que cria a sensação de maior acolhimento e aconchego.

Se você ainda não construiu a sua casa, outras dicas para você planejar um ambiente com mais conforto térmico são as seguintes: colocar um piso aquecido embutido no contra piso, aproveite para colocar cerâmicas e usufruir do seu frescor, faça uma boa vedação nas portas e janelas, escolha tipos de vidros com maior retenção de temperatura.

Como você pode perceber, o conforto térmico de sua casa pode ser obtido  através de pequenas mudanças e também no planejamento prévio ao construir a sua casa.

Organização da casa influencia no seu bem estar

A organização da casa proporciona bem estar e faz com que seus dias sejam mais práticos e funcionais. Uma casa desorganizada pode proporcionar desconforto, ansiedade, mal estar e estresse.

Organizar a casa pode envolver todos que moram nela. Para isso, é preciso analisar e estudar em qual lugar ficará cada objeto e o que será retirado ou doado.

Um ambiente doméstico organizado proporciona maior paz mental e bem estar físico, já que nos sentimos mais acolhidos e relaxados. Ao realizar a limpeza da casa você também está realizando uma organização no seu interior, gerando um sentimento positivo.

Além do que já citamos, uma casa organizada e limpa proporciona benefícios como: sensação de paz, melhora a criatividade e produtividade, mantém o equilíbrio e conforto de todos que nela habitam. Deixar a casa em dia também melhora o visual, deixando-a mais convidativa e atraente aumentando assim a sua autoestima.

Se você busca que sua vida seja mais leve e organizada, comece pela sua casa, pois ela é seu lugarzinho de descanso, momentos de lazer e felicidade.

Outro ponto importante para quem mantém a casa organizada é a diminuição da procrastinação, pois no momento em que você faz o que precisa ser feito em sua casa, sem deixar para amanhã, as áreas da sua vida também fluirão com menos procrastinação.

Coisas para fazer em casa durante a pandemia

Talvez você esteja passando mais tempo em casa durante a pandemia o que muda completamente a sua rotina e isso pode influenciar na sua saúde física e mental.

Dessa forma, é importante que mesmo estando em casa você mantenha uma rotina de atividades que possam manter o seu corpo e mente em movimento.

Vamos compartilhar aqui algumas dicas do que você pode estar fazendo em casa durante a pandemia.

  1. Deixe a casa em ordem

Agora que você tem mais tempo disponível, que tal organizar a casa de forma geral?

Aproveite para fazer a limpeza interna e externa de armários, guarda-roupas e aqueles cantinhos da casa que costumam acumular sujeira.

Separe roupas e objetos que você não usa mais para doação.

  1. Mostrar seus dotes culinários

Pegue aquele seu livro de receitas, ou pesquise na internet, e faça novas receitas, experimente novos sabores. Cozinhar ajuda a relaxar e se distrair. Faça pratos saudáveis e utilize alimentos benéficos para a saúde.

  1. Estimule a sua mente

Busque reservar um momento do seu dia para ler, aprender coisas novas, fazer cursos online e até mesmo aprender uma nova profissão. Jogar com a família também é muito bom para estimular a sua mente.

  1. Pratique exercícios em casa

Não deixe de se exercitar, se alongar. Existem muitos canais no Youtube, nos quais você pode seguir uma rotina de exercícios que coloquem o seu corpo em movimento e contribuem para a sua saúde emocional.

Você também pode praticar a meditação e ouvir músicas relaxantes.

  1. Momentos de lazer

Assista filmes, séries e documentários. Busque por conteúdos que te inspiram e motivam.

Se você gostou destas dicas, compartilhe com mais pessoas.

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