Para que um ambiente apresente a temperatura adequada, é preciso levar em conta o seu tamanho, estrutura, umidade do ar e ventilação.

Dessa forma, o conforto térmico ocorre quando as pessoas não sentem muito calor e nem muito frio, ou seja, uma temperatura confortável.

CONFORTO TÉRMICO EM DIAS FRIOS

No inverno algumas  doenças são acentuadas, como a LER (Lesões por esforço repetitivo) e DORT(Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Isso ocorre pela tensão muscular em produzir mais energia.

Para ajudar a melhorar a sensação térmica de frio, pode-se adotar as seguintes dicas:

- Usar tapetes;

-Mesas com tampo em madeira ao invés de vidro;

-Cadeiras acolchoadas;

-Cadeiras com tecido ao invés de couro.

CONFORTO TÉRMICO EM DIAS QUENTES

É importante destacar que a sensação térmica ideal, pode ser diferente para cada pessoa, principalmente entre homens e mulheres. Por isso, é preciso tomar cuidado para não diminuir muito a temperatura do ar, o que acaba prejudicando o desempenho e a saúde também. 

Como a temperatura interfere no trabalho?

Quando o espaço é muito quente ou muito frio, nosso organismo tende a gastar mais energia para nos adaptar a temperatura do ambiente. Isso afeta as funções do sistema nervoso, como por exemplo, a concentração. E também quando o corpo gasta mais energia para manter a temperatura, a imunidade é reduzida.

Segundo estudo realizado, os colaboradores cometem mais erros em ambientes de trabalho mais gelados, pelo aumento dos movimentos involuntários do corpo, como tremores.

A influência da decoração no conforto térmico

Utilizar tapetes e almofadas em cores específicas  podem proporcionar uma sensação  térmica mais agradável.

No inverno as cores laranja e marrom dão a impressão de um ambiente mais quente. No verão usar as cores, verde, azul e branca transmite a sensação de ambiente mais fresco.

Como você pode perceber, a sensação térmica tem grandes influencias tanto na produtividade como na saúde dos colaboradores. Por isso, é preciso adotar as diferentes medidas para proporcionar um ambiente agradável para todos.