Segundo a OMS, os problemas de saúde mental são os principais causadores de perda de dias de trabalho e queda na produtividade. Os transtornos de depressão e ansiedade custam 1 trilhão de dólares para a economia global a cada ano. 

Dessa forma, é preciso prestar muita atenção na saúde física e mental no trabalho, criando um ambiente mais saudável, garantindo o bem-estar dos funcionários e o sucesso dos negócios.

Problemas emocionais no ambiente de trabalho

Ansiedade generalizada

Ela se caracteriza pela preocupação excessiva com a rotina de trabalho. Isso influencia na produtividade, já que é difícil focar nas tarefas quando os pensamentos são dominados por preocupações.

Síndrome de Burnout

Também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, gera exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

Como melhorar a saúde emocional no ambiente de trabalho?

  1. Foque no lado humano

Manter bom relacionamento social entre os colaboradores e demonstrar a valorização e a importância de cada funcionário, é fundamental.

Busque sempre manter uma comunicação efetiva e transparente, para que aja entendimento por qual momento a empresa está passando e o  que se espera de cada colaborador.

  1. Diálogo sobre saúde mental

Estimule o debate com sua equipe sobre saúde emocional, faça dinâmicas e palestras que envolvam os colaboradores. Fale da importância de controlar as emoções para a vida e para o ambiente de trabalho.

  1. Ofereça um ambiente confortável

A organização e layout do ambiente tem impacto psicológico nos funcionários. Um ambiente silencioso melhora a concentração e diminui o estresse. Uma temperatura agradável também oferece mais conforto e cognição mental.

Lembre-se, o seu negócio é feito por pessoas e só existe por causa delas. Então, quanto mais atenção e cuidado você dedicar aos seus colaboradores, mais resultados positivos você terá em sua empresa.