Uma das competências mais desejadas pelas empresas é a adaptabilidade, ou seja, a capacidade de se adaptar as variações de ambientes e circunstâncias.

Vivemos em um mundo incerto, que muda a cada dia, por isso precisamos desenvolver a habilidade de estar aprendendo e reaprendendo constantemente. Acontece que muitas vezes temos dificuldade para adaptar-se porque o nosso corpo e mente sentem-se inseguros em mudar e preferem ficar na zona de segurança, seja no trabalho ou no dia a dia.

Um profissional que possui um perfil adaptável tem curiosidade por coisas novas, coragem para enfrentar mudanças e é resiliente.

Você tem dificuldade em ser uma pessoa com adaptabilidade? Vamos ver algumas dicas para te ajudar.

 

  1. Desenvolva a resiliência.

A capacidade de enfrentar as mudanças com persistência é fundamental para se adaptar a novas circunstâncias

  1. Foco no resultado

Quem direciona seu foco para resultados, sabe que ao longo do caminho terá que enfrentar mudanças e se adaptar a elas.

  1. Autoconhecimento

Conhecer como funcionam suas emoções e pensamentos é essencial para identificar mudanças e controlar como você reage a elas.

  1. Esteja pronto para aprender

Quem busca conhecimento constante está mais preparado e se adaptará com mais facilidade às mudanças.

Para que uma organização tenha adaptabilidade no mercado, ela precisa ser formada por pessoas preparadas para se adaptar a mudanças. Empresas adaptáveis são inovadoras, estão à frente do mercado e tendem a ter maiores resultados.

Sua empresa possui o diferencial da adaptabilidade? Desenvolver esta habilidade é fundamental para se manter em constante crescimento e permanecer atuante no mercado.