Uma cozinha desorganizada, aonde você não consegue encontrar o que precisa pode se tornar algo desagradável no seu dia a dia. Por isso, vamos compartilhar algumas ideias para ajudar você na organização da cozinha e evitar a bagunça.

  1. Guarde somente o necessário

Quanto menos coisas desnecessárias, mais fácil será de organizar os itens que você realmente ocupa e precisa. Não acumule muitos alimentos, já que eles têm prazo de validade. Ao organizar você deve avaliar o melhor local para cada item, para que ele não fique esquecido em algum canto da cozinha. Por isso, coloque as coisas em locais que você consiga ver e não fiquem esquecidas.

  1. Organize por prioridades

Separe os itens mais utilizados daqueles que são usados apenas em algumas ocasiões. Por exemplo, a louça do dia a dia deve ser organizada em uma altura confortável do armário de cozinha, enquanto objetos menos utilizados podem ser guardados em locais mais altos.

  1. Crie o seu método de organização

Você pode organizar por peças (copos, pratos) ou por peças mais usadas e menos utilizadas. Para escolher, analise o espaço do seu armário e em qual estilo de organização você mais se adapta.

  1. Qual o melhor lugar para cada item?

Copos taças e pratos ficam melhor em prateleiras. Você pode empilhar os pratos em um número de até 16, separando os pratos rasos daqueles mais fundos. As frigideiras, formas e bandejas ficam melhor na posição vertical, pois fica mais fácil de retirá-las.

  1. Espaço para o material de limpeza

O material de limpeza precisa de um lugar específico, pode ser um cesto plástico sem tampa e só traga para a bancada quando realmente for usar.

Agora que você tem algumas ideias para organizar a sua cozinha, vamos por em prática?